segunda-feira, 27 de junho de 2011

Momento Esporte

Futebol:
Muito parecido com o futsal, mas muda algumas regras:

A Origem

Origens do futebol na China Antiga

Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
Origens do futebol no Japão Antigo

No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.


Origens do futebol na Grécia e Roma

Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os Romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.
Regras
O futebol é regido atualmente por 17 regras, as quais são utilizadas mundialmente, ainda que dentro das mesmas são permitidas certas modificações para facilitar o desenvolvimento das modalidades feminina, infantil e veterana. Embora as regras sejam claramente definidas, existem certas diferenças na aplicação das mesmas que devem-se a vários aspectos. Um aspecto importante é a região onde é realizado o jogo. Por exemplo, na Europa, particularmente na Inglaterra, os árbitros se destacam por ser mais brandos com as faltas e infrações, reduzindo desta maneira as advertências e expulsões, enquanto que em outros lugares, por exemplo na América do Sul, as faltas são penalizadas com cartões com mais frequência.As regras do jogo estão definidas pela International Football Association Board, organismo integrado pela FIFA e pelas quatro associações do Reino Unido. Para aprovar-se uma modificação as mesmas devem ter pelo menos os votos da FIFA e de 2 dos 4 votos das associações britânicas.
Jogadores
Goleiro, é o único jogador que pode usar as mãos para segurar a bola e mesmo assim somente dentro da sua área.

Centrais ou Zagueiros, tem a função de ajudar o goleiro a proteger seu gol.

Laterais ou Alas, correm pelas laterais do campo, defendendo e atacando, normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando a mesma sai do campo.

Meias ou Armadores, fazem a ligação entre a defesa e o ataque, atuando na marcação e nas jogadas ofensivas.

Atacantes ou Matadores, função principal fazer gols, se bem que hoje ajudam na marcação do time adversário.

Essas posições não são fixas, dependendo da jogada é comum notarmos zagueiros fazendo gols ou até mesmo goleiros na cobrança de faltas e pênaltis ou ainda em escanteios tentando o gol de cabeça ( mas neste caso é desespero ).
O número de jogadores em cada posição define o esquema tático, sendo os mais comuns na atualidade o 4-4-2 e o 3-5-2.
Fonte: www.wikipédia.com.br
www.suapesquisa.com/futebol
Reporter:Geliel Costa dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário